Atemóia
×
Atemóia
Atemóia
De: R$ 108,00
Por: R$ 100,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
ATEMÓIA



Nome Científico: Annona Atemoya.

Nome Populares: Atemóia.

Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas.

Família: Fruta resultante do hibridismo entre Annona Cherimola e Annona Squamosa.

Origem: Região tropical: Brasil, Peru, Colômbia, Equador.

Propriedades: Contém minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, e ferro. Além de vitaminas C, niacina, tiamina, B1, B2 e B3.

Informações adicionais: período de frutificação: quase o ano todo, com picos de intensidade entre abril e agosto. Vai bem em diversos solos e é resistente a altas e baixas temperaturas, embora seja naturalmente desenvolvida em sua plenitude em ambiente tropicais e subtropicais.



A Atemóia faz parte da grande família botânica Annonaceae, assim como a Graviola, Araticum, a Pinha, a Fruta-do-Conde, Condessa, dentre outras. Desta família deriva-se uma variedade que chega em até 130 tipos diferentes e milhares de espécies resultantes, mas pouquíssimas adequadas para o consumo. As características desta árvore são simples, de baixo a médio porte, esta árvore tem um bom índice de frutificação, suas folhas chegam de 10 a 20 centímetros possuindo formato lanceolado. Seus frutos, de polpa esbranquiçada quando madura, é adocicada e suculenta, podem variar de tamanho, chegando a pesar de 200 a 600g. Sua casca, verde levemente amarelada, assim como de espécies semelhantes, possuem escamas grossas (como a pinha), porém não são ásperas. Seu consumo pode ser in natura ou por meio de sucos, sorvetes, vitaminas, mousse, licores e de muitas outras formas. Suas propriedades são ricas e tem sido cada vez mais utilizadas para fins medicinais, especialmente por possuir componentes que aceleram o metabolismo, com potencial energético. A mudança de cor da casca e da consistência da fruta nos dá uma ideia de quando ela está adequadamente madura para o consumo, ou seja, quando ela estiver mudando de cor e macia ao tato, então estará no ponto perfeito para ser utilizada. Vale ressaltar que se for colhida antes do ponto de maturação ideal, deve-se preservá-la em ambiente ameno, natural e não úmido, nada de geladeira antes de estar macia e devidamente madura.